Bonsai - Tuia-Azul - I

Olá!

Após alterar o layout do blog, aproveito para fazer meu primeiro de muitos posts sobre bonsai.
Estou iniciando a arte do cultivo e, no próximo sábado, 17/07/2010, farei um curso.

Antes de fazer este post e de fazer o curso ouvi uma crítica mais ou menos assim : "poxa vida, que "ambientalista" é você que cria um bonsai?"

Quero desde já defender a arte de cultivar bonsai. Por quê? Simplesmente porque como quero demonstrar ao longo do tempo... só quem ama a natureza é capaz de cultivar um bonsai, pois requer muito cuidado e dedicação, principalmente com relação a rega, poda e adubo. Isso pode atingir um dos objetivos deste blog, mostrar todas as dificuldades que uma árvore tem para crescer e, está é a minha meta, mostrar que devemos preservar a natureza.

Nos próximos posts mostrarei passo-a-passo como estou cultivando meu bonsai ou pré-bonsai.
Neste primeiro, apresento-lhes o meu primeiro bonsai, uma Tuia-Azul da maneira como ganhei:


4 comentários:

  1. Fala Ednaldo,

    Po, quero ver as fotos desse bonsai depois do curso.. hehe..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Xiiii....
    Ãcredito que não atenderá as espectativas!(hehehe)
    É que fiquei sabendo que a Tuia-Azul é uma das piores espécies para se cultivar como bonsai.
    Para fazer dela um bonsai (japonês)- que tem a idéia de formar uma árvore perfeita - ao meu ver, tem que "despedaçar" a árvore aí, decidi que não vou fazer isso!
    O lado bom, é que também aprendi que o cultivo de bonsai começou na China e que os chineses não fazem do bonsai uma árvore perfeita. Eles deixam mais natural.

    Depois posto as imagens de como está o meu bonsai (chinês)

    ResponderExcluir
  3. Tenho um tuia azul e as folhas dele estão amareladas, o que tenho q fazer.

    ResponderExcluir
  4. Gisele,
    Obrigado pelo comentário, mas sou o cara menos indicado para lhe responder esta pergunta :-). digo isso porque minha Tuia Azul morreu..... ***conforme instrução do Bonsaísta - Sr. Eduardo Mizuno (www.bonsaimizuno.com.br), e conforme comentário do Roberto (www.agb-bonsai.com.br) na matéria "Bonsai - Tuia Azul - II" a tuia azul não é uma boa árvore para bonsai .....

    Grande abraço!

    ResponderExcluir