Descarte de Tintas. Existe reciclagem de tintas?

Nesse mês acabei a pintura do meu apartamento e como cidadão preocupado com o meio ambiente, fui atrás de informações sobre o descarte e a reciclagem de tinta (nesse caso Látex e Acrílica).

Para meu espanto, na região de São Paulo e grande ABC não existem locais para o correto descarte dos restos de tintas que sobraram da pintura do nosso apartamento, isso sem falar da reciclagem dessas tintas ou seja, a responsabilidade fica somente para o consumidor que tem interesse.

Somente o município de São Paulo possui uma lei que transfere a responsabilidade da coleta para os fabricantes e comerciantes de tintas, a saber, a lei 15.121/2010, mas não sei se funciona: http://www2.oabsp.org.br/asp/clipping_jur/ClippingJurDetalhe.asp?id_noticias=20571

Mas e o que falar da empresas fabricantes e das grandes comerciantes de tintas, vernizes e solventes? Seria legal se eles se preocupassem com o destino final da sua produção, que se descartada incorretamente, causa grandes danos ao planeta, fizessem um programa de coleta seletiva com postos pelas cidades... pois bem, não é o que acontece!

Entrei em contato com uma das grandes empresas fabricantes das tintas que comprei e tive a informação que eles não fazem essa coleta, mesmo que eu fosse levar até a empresa.


Mas e o que fazer já que os fabricantes nem os comerciantes recebem os restos de tinta?
Jogamos tudo pelo ralo, pela privada, na rua, em algum córrego, no mar, no solo? Não!
Vou economizar tempo e aproveitar o que outras pessoas já escreveram, li e gostei das informações contidas no site eCycle:

Nenhum comentário:

Postar um comentário