Livro sobre Mudanças Climáticas e Aquecimento Global

Olá!
Este post merece ATENÇÃO, pois contém um material muito bom!!! Divulguém.



No fim do ano passado fui à uma "reunião" sobre sustentabilidade e, lá ganhei um livro de presente o qual eu intitulo de "Livro do Apocalipse - Linguagem e tempo atuais ".
(Na verdade eu comparo este livro com o livro de Apocalipse da Bíblia Sagrada. Para quem não sabe, o livro de Apocalipse da Bíblia trata sobre os fins dos tempos ou ...fim do mundo)

Ler esse livro está sendo chocante! E, eu quero compartilhar alguns trechos com vocês:

"Ao longo da última década, cada vez que os cientistas do clima vieram a público para anunciar nova previsões sore os impactos do aquecimento global ou se reuniram para discutir as últimas descobertas, em geral trouxeram notícias mais preocupantes e recomendações de que é preciso urgência para lidar com a questão.
No início de março de 2009, por exemplo, pesquisadores se reuniram em Copenhague (Dinamarca) para rever os mais recentes estudos na área e, em linhas gerais, mostraram que a situação é pior do que se imaginava."

"No relatório divulgado em 2007, os cientistas do IPCC estimaram que uma concentração de 500 a 550 ppm de CO2 na atmosfera elevará a temperatura em provavelmente 3º C, o suficiente para extinguir espécies de plantas (entre elas as culturas agrícolas), derreter geleiras em montanhas e efetar o suprimento de água de milhões de pessoas, comprometendo a sobrevivência humana"

"...o Brasil entra nas primeiras posições em decorrência principalmente do uso insustentável e não planejado de suas terras e do desmatamento"

Bem, tem muito mais, mas muito mesmo no livro, vou citar alguns pontos:
* acúmulo de GGE - Gases de Efeito Estufa, principalmente emissões de CO2 e o metano (CH4), que impedem que o calor do planeta se dissipe;

OBS: O gás metano é "explosivo" e ele pode ser gerado em aterros sanitários ou lixões, por isso outro motivo para RECICLAGEM, acumulamos menos lixo explosivo (essa foi dramática...rss).
Nos Estados Unidos da América existem aterros sanitários onde eles filtram e coletam o gás metano e depois utilizam como fonte de energia. Fantático!!!
Quem sabe o Brasil chega lá! Espero que sim!

* Ondas de calor, tempestades, enchentes, incêndios, secas e aumento do nível do mar;
* O Acordo de Copenhague que aconteceu em Dez/2009 - COP15 (o qual era muito importante mas, por causa do "progresso" foi um fiasco, pois a  reunião com 190 países não deu em nada. Por causa do progresso de um e outro país, o acordo não saiu, ninguém se comprometeu) - saibam mais clicando nos últimos links na barra lateral direita do blog;
* Amazônia - um dos maiores ecossistemas e florestas do planeta;
* Brasil - quinto maior emissor de GGE do mundo;
* Desflorestamenteo - este responde pelo maior volume de carbono lançado na atmosfera.

Este último que citei, vai para o pessoal do Blog Horto São Vicente. Mais um motivo, com base em estudos para brigarmos pelo Horto em Mauá/SP.
Um abraço as todos os leitores do Horto que acessam o meu blog.

Gostaram do assunto? Ficaram curiosos pelo livro/livreto? Então, podem baixar (fazer download) na integra. Show heinnnn..... é só clicar no link abaixo: